Ele possui vários nomes pelo mundo, desde Le uova in purgatorio (francês) até um simples huevos rancheiros (mexicano), porém o sabor é o mesmo em qualquer lugar. Afinal, as inconfundíveis gemas moles que ressaltam o molho de tomate com pimentão, são capazes de conquistar qualquer um.

Bom apetite!

 

Ingredientes

 

Modo de preparo

  1. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte ¼ do pimentão – reserve o restante na geladeira para outra receita. Descarte as sementes e corte em cubos pequenos.
  2. Leve uma frigideira de 26 cm de diâmetro ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa – cuidado para não exagerar, vá aos poucos! – e mexa por mais 1 minuto.
  3. Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Tempere com o orégano, sal e misture bem.
  4. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Com uma espátula, abra duas cavidades no molho e transfira os ovos com cuidado para não estourar a gema. Tempere cada um com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.
  5. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por mais 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, deixe cozinhar por mais tempo). Sirva a seguir com pão italiano.

 

Quer conhecer mais receitas e saber as últimas notícias da Loyola? Acompanhe a gente nas redes sociais e veja mais conteúdos como este.