O ovo é um dos alimentos que entregam a maior quantidade de proteína para quem o consome. Seu custo x benefício é excelente, principalmente para quem busca uma dieta balanceada.

Além do valor atrativo, o seu valor biológico é riquíssimo em diversos nutrientes. Por essa razão, acaba sendo um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro, além de ser parte importante em diversas receitas.

Mas você sabe qual a diferença entre ovo de galinha, de codorna e de pata? 

Quais são os benefícios do ovo de galinha?

O ovo de galinha é uma fonte rica de proteínas e vitaminas do complexo B, substâncias muito importantes no fornecimento de energia ao indivíduo. Ajudam na memória, na perda de peso e ainda melhora o sistema imunológico.

Quais os benefícios do ovo de codorna?

Se comparado com o ovo de galinha, ele é ainda mais nutritivo. Por ser menor e geralmente muito usado como petisco, o ovo de codorna tem uma fácil digestão, o que facilita o organismo a absorver rapidamente todos seus nutrientes, principalmente por ele conter bastante albumina.

Consumi-lo traz benefícios como:

  • Melhora de visão;
  • Equilíbrio do colesterol; 
  • Fortificação dos músculos;
  • Redução de doenças terminais;
  • Melhora do metabolismo.

Um ovo de galinha consegue ser mais calórico do que cinco ovos de codorna. Então, para quem quer ter um controle maior de suas calorias, pode recorrer ao ovo de codorna.

Qual o benefício do ovo de pata?

É um excelente alimento para quem procura proteínas, ajuda a ganhar massa magra e contribui ativamente para um organismo mais saudável. Se comparado com o ovo de galinha e o de codorna, os ovos de pata são o que apresentam a maior carga de colesterol.

Mas, referente aos valores nutricionais ele acaba apresentando quase a mesma quantidade que o ovo de codorna. O ovo de pata costuma ser maior que um ovo de galinha e tem a casca mais grossa.

Falando em níveis de proteína, o ovo de codorna sai na frente dentre as outras duas opções. Na quantidade de lipídeos, os ovos seguem quase com a mesma quantidade, sendo o ovo de galinha o que apresenta menos teor.

Em relação ao colesterol, a substância se concentra mais nos ovos de pata e de codorna, sendo significativamente maior em comparação com o de galinha.

No valor nutricional, como ferro, zinco e retinol (Vit. A) podem ser achados em maior quantidade no ovo de codorna e de pata. Então, dependendo do tipo de dieta que você queira seguir, é importante você levar em consideração cada uma dessas características.

Fonte: Ovos São Pedro